jueves, diciembre 30, 2004

Tsunami

Sabe que eu não fiquei muito impressionado com esse desastre "natural" que ocorreu lá na Ásia esses dias? Estranho, eu acho. Será que estou mesmo insensível para a espécie humana? Afinal o número de mortos pode chegar a 100 mil pessoas. Digo isso porque embora eu não tenha sentido quase nada com esse episódio, não posso ver uma única árvore sendo cortada que tenho vontade de chorar&gritar a todos e a todos os cantos do mundo. E sinto o mesmo quando vejo alguém jogar qualquer lixinho no chão, na rua. Ai que ódio e tristeza que sinto! É como se tivessem cortando um pedaço meu que gosto muito. E essa tragédia asiática.. e os atentados de 11 de Setembro (que eu até gostei pelo fundamento político subjacente).. não me afetaram tanto. Não foram como tivessem arrancado algum pedaço bom nem, nem um pedaço ruim, nada. E permaneço tentanto entender qual seria a participação humana nesse desastre "natural".. simplesmente porque hoje penso que nossa espécie, como ela mesmo quis, já controla as próprias "forças da natureza".. Brincando de Deus, ou sendo a penas a manifestação dEle? Ou ainda justificando todos os atos humanos como divinos para que a idéia da existência do Poder e do próprio Deus faça sentido para as 6 bilhões e 500 milhões de seres humanos existentes no mundo.. A coisa está tão séria que nem sequer podemos imaginar. Mas ela está acontecendo, e desde ontem. "It was better before human appears" Dance of Gays.

Estética

Droga! Ainda valorizo demais essa merda. Adoro arquitetura sofisticada, adoro pessoas muito lindas (especialmente meninas jovens), adoro a comida bem colorida bem distribuída no prato, adoro ver meu quarto arrumado.. É, definitivamente ainda valorizo demais a estética das coisas todas. Isso me faz querer sempre tudo bonitinho e de alguma forma me faz ser perfeccionista, mesmo que eu não queira admiti-lo. E também faz com que eu seja impiedoso comigo mesmo, odiando meu rosto e não gostando quase nada do meu corpo. Serei assim para sempre? Achei que era coisa da juventude.. mas parece que não. Com uma nova data de anivesário eu já tenho 26 anos e poxa, não era para eu ter tantas espinhas, desconfiar do tamanho das minhas sobrancêlhas.. Ai, isso é uma droga, sabe. As vezes eu acho que tudo que eu não consegui foi porque me faltou estética; com isso eu teria como conseguir qualquer coisa. Acredito mesmo que uma top model bastante inteligente e com sensibilidade artística e cultural pode conseguir qualquer coisa que quiser.. como deve ser a vida da Ana Hickman?

jueves, diciembre 23, 2004

Mais um caso perdido..

"You can't teach me anymore.. I can't learn from you anymore.. I can't help you honey.. You can't help me anymore.." Boom Boom Kid. Ella se fue. Sí, ella se fue con una simplicidad increible. Yo no debia ser nada para ella en verdad. Este cuerpo.. Ese corazón.. No fuí lo bastante para ella que se encantó con otro, o con ningún otro "ningún chico pudó con ella.. y ningún chico podá.." No sé. Yo quisiera solo no pensar acerca de este tema. Estoy sólo una vez más.. Sola una estrellita perdida entre el cielo..

lunes, diciembre 20, 2004

Alejandome

Hay por acá toda la gente que deseán cosas distinctas de mí. Con nada ni a nadie yo logro pertencer. Estoy muy sólo en verdad hace ya mucho tiempo. Yo quisiera tener un cuerpo y una cabeza diferente porque aí no puedo identificarme con nada. Solo creo en mi corazón. Es lo único que tiene cariño absoluto por mí. Oh, pobre corazón.. Azu, necesito tu contacto. Gracias.

lunes, diciembre 13, 2004

Dollars

Com essa atual cotação eu fico pensando que preciso demais conseguir uma casa de câmbio decente (algo que NÃO! existe na capital do Brasil) para comprar umas verdinhas e assim investir um dinheiro que ajude-me nas minhas futuras viagens. Olha que pensamento mais adulto e yuppie, credo! Talvez um dia eu seja um daqueles que recebe as cotações de hora em hora no celular, mesmo com todo aquele passado anti-capital por detrás de minha estória. Ai, eu temo por não me reconhecer mais daqui uns anos. Imagine então aquelas pessoas que nem se preocupam em resistir um pouquinho mais.. pobre planeta, pobres perspectivas, pobre Alessandra.. Preciso de algum "sinal" de que tudo pode ser diferente. Não é função da minha filhinha salvar o pai dela em poucos anos, LIBERDADE sempre!, mesmo que isso seja algo tão esfumaçante.. Esses dias eu estou como um escravo para meu corpo. Na verdade já faz um tempo. Doces, corpos, pele, aproximação.. necessidades constantes sendo que só a primeira é atualmente quase sempre satisfeita. Dollars nos escravizam ainda mais pois nos possibilitam de comprar aquilo que nos faz cada vez mais mal. Texto dedicado ao Passatempo.

sábado, diciembre 11, 2004

eleições..

Cansei de escolher.. cansei de saber que depois dos 21 anos quase tudo que acontece (ou que não acontece) é fruto de nossas próprias escolhas. "Eu sou assim.. frágil e fim." (Gabriela, Um Olhar zine, Colatina - ES, 2000).

martes, diciembre 07, 2004

Entre 63% e 68%, picos máximos de 74%

Olha eu prestando muita atenção no meu estado de novo. Claro que eu não estou falando do Distrito Federal que nem estado é, apesar de que eu moro sim no estado de Goiás, e eu o acho incrível. É por aqui que está a melhor parte do cerrado e das cachoeiras do Brasil. Para quem gosta dessas coisas (e para quem tem condições de dar umas voltas de 300km por aí) morar aqui no centro do estado de Goiás é muito bom. Mas olha eu mais uma vez prestando atenção no meu estado emocional e até arriscando uma percentagem de "saudabilidade". Aí pelos números dá para ter uma idéia de como ando sentindo tudo tudo que acontece dentro e fora do corpo mais ou menos liberato ao ato promissivo. Tudo que eu quero (até parece que só quero uma só coisa) é o recesso escolar do dia 17 ao dia 4 do próximo ano. Ano novo.. daqui a pouco estarei manipulando minha idade. Não que eu nunca tenha feito isso antes (acho até que há tempos a manipulei para mais, pasmem!) mas só tende a ser uma coisa a mais a ser considerada nessa terceira década de vida em caminho para o final. Daqui uns dias uma colega argentina da universidade vai regressar até Paraná em Entre Rios. Eu passei bem no cantinho dessa província, coladinho com o Uruguay e então Rio Grande do Sul. Pelo que eu vi é um província sem grandes elevações, isto é, não vi morro nenhum!! Não sei se ela volta, ela diz que sim. Essa noite sonhei que ela estava me ligando para se despedir de mim. Foi um sonho triste. Conheci essa chica assim que voltei da Argentina, supercoincidência. Ela representa para mim a possibilidade concreta de conquistar e viver coisas legais em um país e cultura que não são os nossos originais. A grande maioria das pessoas que eu conheço sequer pisaram em outros estados brasileiros. Diversidade cultural!: acho isso muito importante. Diversidade cultural e Ecologia Profunda sobretudo! Representações de possibilidades de uma vida extensa, preenchida por tudo aquilo que é capaz de preencher uma vida.. Estou falando da concretização da possibilidade de um garoto do interior do Maranhão ou Piauí ser astronauta, da menina de meio metro ser atacante titular de uma seleção de vôlei campeã olímpica.. ou falo pelo menos da possibilidade do primeiro passo em direção a isso. Olha eu novamente falando essas merdas utópicas.. "quem vive sonhando, morre dormindo! Acorda p´ra vida, fernandês!"

lunes, diciembre 06, 2004

Duas caras

Como posso eu estar tão "largado" em uma linda linda linda tarde de sol e logo no outro dia estar parecendo o cara de branco mais careta e inteligente de toda universidade? As pessoas acreditam em cada coisa..

miércoles, diciembre 01, 2004

Coração envenenado

Logo pela manhã recebi em casa uma encomenda. Foi o Correios que trouxe, mas o envelope estava com o vizinho que pela manhã passou lá em casa até que o pacote chegou em minhas mãos. Um livro. Um livro com a capa bicolor preto e rosa choque lindos de morrer! Ainda na capa a foto preto e branco de um cara chamado Douglas tocando uma guitarra. Logo embaixo o título e o subtítulo: Coração Envenenado, minha vida com os Ramones. Os autores do livro são um cara de nome Dee Dee Ramone e uma mina de nome Verônica alguma coisa. Não parei de ler esse livro. Que vida! Aquele menino Douglas meio alemão meio americano teve mesmo uma história muito forte, isso mesmo antes de ter tocado nos Ramones, a banda da minha vida. Trata-se de uma história de final feliz com um começo extremamente triste, sem esperanças. Tem até aquela música dos falsos do Sex Pistols "no future for you.. for me..". Acho desde um tempo que os caras não sentiam porra nenhuma disso, até mesmo os Ramones tem algumas letras que talvez não signifiquem fielmente o que se passava na cabeça&coração do letrista. O punk todo a assim. Quem conhece mesmo a história desse movimento altamente complexo e heterogêno sabe disso, que o punk também significa mentira entre tantas coisas verdadeiras. La mentira esta por todos lados en verdad. Talvez a melhor coisa que o punk produziu foi a música mesmo (muita gente acha que o punk se reduz à música). Ninguém conhece de verdade o punk porque essa coisa é tão utópica que talvez nunca tenha existido de fato. Mesmo assim o punk conseguiu mudar a vida de muitos garotos e garotas que já estavam quase desisitindo, inclusive eu. Ou talvez foi o punk rock que conseguiu mudar a minha vida. Não sei. Não penso (mais) nisso. O fato é que há alguns anos atrás eu não acreditava muito que estaria vivo aos 25 anos. Não queria estar. Todas as coisas que eu queria viver eram coisas de criança ou de adolescente. E (ainda hoje) não faz sentindo viver essas coisas não sendo criança ou adolescente. Isso ainda é um problema para mim. Como o Dee Dee disse, o mundo imaginário do punk rock (também o mundo do punk) é muito bom para mascarar toda merda que existe dentro e fora de nossos corpos, merda espalhada por todos os ventiladores do mundo, ventiladores internos e externos. A ilusão que o punk trás para as pessoas é incrível. É uma mistura de que tudo é uma merda mesmo, de que nada nunca vai mudar, mas que poderia com certeza mudar e mudar para o oposto, para o sonho libertário! Eu venho aceitando a idéia de ter um coração envenenado já um tempo. Não há transplantes nesses casos. Muitos jovens de coração envenenado conseguiram viver com este coração uma vida boa com frutos razoavelmente duradouros. A grande maioria deve ter se matado, forçado uma morte ou mais provavelmente deve ter sido forçada a desistir. Eu estou aguentando um tempão já. Até cato alguns frutos do chão. Bons frutos porém poucos frutos, porém frutos não duradouros, porém frutos que não saciam minha vontade gigante de comer frutas que as vezes tenho a impressão que só vem crescendo, esta vontade. São tantas respostas por perguuntas! São tantas perguntas para cada resposta! Agora eu vou descer ali para ver apresentação de danças indígenas. Está tendo um evento na universidade de temática indígena. Que culturas hein, fala sério! Quero terminar citando algum trecho de alguma música dos Ramones que tenha a ver com meu sentimento de agora mas não consigo achar nada. Bom, acho que tem aquela.. "yeah! I wanna be well.. I wanna be well.."